A paleta Project Navigator organiza as informações e arquivos referentes ao projeto, divididas em quatro seções:
Project: informações e descrição do projeto, organização de níveis e divisões;
Constructs: arquivos base do projeto;
Views: vistas e anotações, dividido em categorias;
Sheets: documentação final para impressão;
Níveis
Os níveis definem a organização vertical do projeto.
Divisões
As divisões definem a organização horizontal do projeto e/ou as etapas de desenvolvimento (anteprojeto, aprovação, executivo e arquivo), dependendo da complexidade do projeto.
Constructs
Constructs são os arquivos base do projeto onde são criadas as representações de todos os elementos físicos da construção, divididos de acordo com os pavimentos e/ou etapas. Em projetos complexos ou de grande porte, elementos distintos de um mesmo pavimento podem ser subdivididos em arquivos diferentes.
Elements
Elements são porções de desenho que se repetem dentro de constructs (layouts internos de apartamento ou salas de um edifício comercial, por exemplo) ou desenhos de apoio. Quando utilizados no primeiro caso tem a vantagem de seus objetos (ambientes, esquadrias…) receberem propriedades e rótulos individuais a cada inserção.
São independentes de níveis ou divisões (são vinculados e controlados pelo construct onde forem inseridos).
Views
Views são as porções individuais do projeto criadas a partir de constructs com o acréscimo das informações gráficas, textos e medidas necessárias para o correto entendimento do projeto.
Os cortes e elevações são criados a partir da sobreposição dos constructs, posicionados automaticamente de acordo com os níveis correspondentes.
As maquetes também serão criadas a partir da sobreposição de constructs.
Quadros e detalhes gerais do projeto também são views, com informações que podem ser baseadas nos constructs.
A criação de views permite ainda utilizar as variações de representações a partir de um mesmo construct para a criação de plantas distintas.
Sheets
Sheets são os arquivos para montagem e impressão do projeto, com bloco da prancha, selo, quadros de revisão e as viewports.
Versões
O gerenciamento de arquivos permite o controle de versões e o histórico de alterações através de Check Out e Check In.
Quando é feito o check out, uma versão do arquivo fica disponível para ser visualizada por outros usuários, como leitura. As mudanças temporárias ou as várias etapas de alterações em curso não serão visíveis aos demais usuários. Também não serão geradas notificações de X-Ref, evitando distrações em projetos com vários participantes, até que seja feito o check in.
Através do controle de versões é possível comparar visualmente as alterações feitas entre versões do mesmo arquivo e restaurar versões anteriores.
Estilos . Template . Layers . Standards . Plot Styles . Biblioteca
Veja também: